26 de março de 2007

Incrédula!


Ora, ontem foi a final dos 'Grandes Portugueses' e eu ainda rezei em frente à televisão para que o resultado final não fosse o que se verificou. Inicialmente, tentei acompanhar o programa, resistindo ao tédio em que mais tarde se tornou.. A curiosidade de ouvir opiniões como a de Clara Ferreira Alves ainda me mantiveram ligada à RTP 1, no entanto, o 'concurso' acabou por se tornar repetitivo e, até, ridículo! Na realidade há imensas outras personalidades que ficaram de fora do ranking dos 10+ que, a meu ver, deveriam ter sido incluídas (como por exemplo, Amália Rodrigues). Compreende-se a escolha de tantos navegadores, que no fundo lançaram o País por caminhos desconhecidos, conduzindo a nação com bravura e levando-a a atingir um elevado estatuto, que nós - à boa maneira portuguesa - nunca soubemos manter! Mas, por mais que tente, não consigo entender como é que um país que viveu assombrado por um regime ditaturial durante tantos anos, sem que durante essas décadas tenha evoluído, seja capaz de eleger um ditador como o maior português. Opinões políticas à parte, merecia mais o primeiro lugar Álvaro Cunhal do que Salazar, na minha opinião. Pelo menos o líder político de esquerda opôs-se contra um regime opressivo sendo condenado a largos anos de prisão apenas por divergência política. E já me abstenho de referir o General Humberto Delgado ou mesmo um dos outros 'candidatos', Aristides de Sousa Mendes.

Resta, apenas, decidir se este programa terá, ou não, valor e se será, ou não, reflexo da real opinião da população. Afinal, quem votou? E quantas vezes votou cada pessoa? Será que poderemos considerar válidas as opiniões de quem, aquando das reportagens dos festejos dos feriados nacionais, é capaz de afirmar que o 25 de Abril foi a Implantação da República?! Se calhar, para estas pessoas, Salazar era um poeta! Quem sabe?! Embora admita que o resultado final me enfureceu e desiludiu bastante, provavelmente também deveria admitir que Pacheco Pereira tem alguma razão : 'Isto não tem pés nem cabeça!' Para quem tiver interessado, o link do programa é este (a categoria 'liderança' está especialmente interessante, onde os vários intervinientes discutem a posição de Salazar ainda numa fase inicial do programa)

1 comentário:

Anónimo disse...

Estou contigo amiga!