17 de novembro de 2011

Livro de Cabeceira II

imagem aqui
"É o vento que perpassa nas copas das laranjeiras, que vem do mar e traz as gaivotas. É o vento que faz oscilar as minhas cortinas, que se insinua como um segredo por estre os arbustros dos jardim. É o vento que me conta histórias antigas, antigas, como se fosse uma crianças que não quisesse dormir. Não o ouves? Não. É o vento que sopra só para mim. É o vento manso, doce, da loucura, que me invade lentamente e me deixa à mercê dos seus dedos de nuvem, tão suaves e meigos."



Inesperadamente, gostei. Andava há uns tempos a ensaiar ler Rosa Lobato de Faria mas o tema do livro não me suscitava grande interesse. Todavia, diz a capa, é o livro mais vendido da autora - devia valer a pena! Lá me aventurei e surpreendentemente gostei de ler a forma romântica como a autora retrata estas "viagens no tempo" onde nos cruzamos com pessoas do passado novamente no presente, onde explora as relações humanas e deixa no ar a possibilidade de atingir na segunda oportunidade as coisas inacabadas do passado... Gostava, no entanto, de um final mais explicíto... fiqeui sem saber o que aconteceu à Margarida do séc XXI - ficou presa no presente às memórias do passado? endoideceu?... nunca vivenciou o que foi retratado no livro? Suponho que a intenção fosse o leitor acreditar no que mais lhe parecesse adequado. Recomendo.

2 comentários:

Ju disse...

Então irá comigo nas minhas próximas férias! ;)

Nokitas disse...

Lê-se bem e num instante. É engraçado! Fazes uma boa escolha!!;)