28 de junho de 2006

Ar vs. Terra


"Põe os pés bem assentes no ar"... Ridículo o que meros objectos do quotidiano nos suscitam... Quem diria que uma capa de argolas de plástico transparente poderia contribuir para uma reflexão... Se calhar, para vocês, pessoas iluminadas :), sim, mas para mim, comum mortal, não!!
Tudo isto apenas para dizer que nem sempre ter "os pés bem assentes na terra" resulta em maravilhas... Será que levamos as coisas demasiado a sério? A verdade é que se tivermos tempo - o que a maioria de nós não tem - e nos pusermos a pensar na vida, acabamos por deprimir... A realidade actual é tão triste! A sociedade é cada vez mais competitiva, cada vez mais materialista e cada vez mais individualista. Diria que caminhamos para a "sociedade de aparências"! Tudo se compra e o que conta é o que "se tem" ao invés do que "se é"... Quando é que os valores sociais se inverteram tanto? Onde estávamos nós quando isso aconteceu? Pode haver retrocesso?! Espero bem que sim...
E agora vocês, pessoas iluminadas, perguntam: "Ó tu aí, comum dos mortais, o que é que isso tem haver com o título do teu post?!?" :)
Provavelmente tudo, talvez nada... Ora pensem comigo (vá lá, iluminados, não sejam snobes!) Se, de vez em quando, nos concentrássemos nos problemas da população podia ser que alguns dos nossos problemas pessoais encontrassem uma saída... Quem disse que o altruísmo está fora de moda? Desde quando é que perdemos se dermos uma mão ao próximo? A verdade é que se a sociedade não estiver em harmonia, dificilmente nós próprios estaremos. Isto porque o Homem é um ser político, não sabe sobreviver senão em comunidade! Todos somos alicerces da sociedade e todos contribuímos, por pouco que seja, para que esta se mantenha de pé. Por isso temos mesmo de ter os pés bem assentes na terra porque caso contrário, não sustentamos a "casa". Mas esperem, nada de conclusões precipitadas! (eu sei que vocês, iluminados, não o fizeram;) ) Eu não disse que ter os pés bem assentes na terra é sinónimo de ser racional! Temos de ter tempo para tudo! Para sermos adultos e para sermos criança, para agir segundo as regras e para sermos a excepção à regra, para rir e para chorar, para pensar e para sentir... Nem sempre só a racionalidade resulta. Devemos procurar o lado leve da vida! Olhar sobre outra prespectiva. Agir sem pensar, só sentindo que vamos ser felizes no final. Sentir que o sorriso faz maravilhas: sorrir para a vida para ela nos sorrr de volta.
Acima de tudo não esquecer que o Homem tem a capacidade única de raciocinar, mas também é sensível, sente e tem emoções: tem os pés bem assentes no ar. E, por vezes, uma emoção vale mais do que dez raciocínios... Por isso, não se esqueçam de sentir e não apenas de pensar.

Ps.: talvez seja mesmo como ele uma vez me disse: levar a vida a sério? a vida já é demasiado séria para isso.

Sem comentários: